terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exposição "A minha perspetiva sobre o Tuning"




A sociedade de hoje vê o tuning como um crime. Vêem-nos como um grupo de jovens e adultos que gosta de carros, que gosta de os alterar, que gosta de ouvir música alta, que gosta de ouvir o carro a fazer barulho... Somos (falo no plural porque também pertenço a esse mundo) retratados como criminosos, como loucos… Até podemos ser loucos e, se calhar, temos um bocado de pancada e loucura, mas acima de tudo temos responsabilidade. E nós, adeptos do tuning, não fazemos corridas de rua, não nos confundam com street racers.
O Tuning é a arte de alterar a estética e tudo o resto de um automóvel. O carro é como se fosse a “segunda cara” do proprietário. Existem vários estilos (Old School, German Style, Rally Style, Racing Style, Rat Style, etc.) e todos eles se enquadram nos gostos e escolhas de cada um.
Há vários anos, despertou em mim o gosto pelos automóveis, especialmente pelo Tuning e enquanto não posso transmitir esse meu gosto num veículo real, faço-o em folhas do meu caderno XL. São muitos aqueles comentários “Só desenhas carros? Só carros?”. É a minha paixão, é a minha forma de expressar o meu gosto pelo tuning e por causa dela dão-me a alcunha de “Ferrari”.
Espero que a exposição dos desenhos no átrio da biblioteca seja do agrado de todos e que possa contribuir para passar uma mensagem: “Tuning não é crime, é Arte!”
 

Alexandre Vieira Gonçalves, n.º1 – 10.º F

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Em Outubro assinalamos mais um mês Internacional da Biblioteca Escolar, chamando a atenção para a importância que esta estrutura tem no contexto educativo. Sob o mote “Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.”, foram desenvolvidas atividades de promoção da leitura às quais se juntaram ações simbólicas que visaram marcar a presença da biblioteca na escola e reforçar a relação de proximidade existente entre a BE, os seus utilizadores e a comunidade escolar. Para além da elaboração de cartazes e dos marcadores de livros, habitualmente a cargo da designer da equipa, professora Susana Venâncio, contamos ainda com a colaboração de um grupo de alunos “amigos da biblioteca” para a tarefa de desenho e pintura de uma faixa alusiva ao tema.  Os marcadores de livros foram oferecidos a alunos, professores e funcionários e resultaram, como muitas das atividades levadas a cabo pela biblioteca, do trabalho colaborativo entre os elementos da equipa e alunos que voluntariamente contribuíram para os retoques finais e para a sua distribuição pela escola. A todos os que participaram, aqui fica agradecimento especial e a certeza de que continuamos a poder contar com eles em atividades futuras.


Dia dos Namorados

Comemora-se hoje o Dia de São Valentim, tradicionalmente conhecido como Dia dos Namorados.

O ambiente romântico nota-se na nossa Biblioteca, com flores e cartas de amor a circular.

Love is in the air!...

Ficam os nossos votos de um dia Feliz!



"Amo-te sem saber como, ou quando, ou a partir de onde."
Pablo Neruda

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Rádio | 13 de Fevereiro

O dia 13 de Fevereiro foi instituído pela UNESCO como Dia Mundial da Rádio e é hoje, pela primeira vez, comemorado.
A 19 de Outubro de 2011, com base numa proposta apresentada pela Academia Espanhola de Rádio, a UNESCO declarou oficialmente o dia 13 de Fevereiro como "Dia Mundial da Rádio", data da criação, em 1946, da Rádio das Nações Unidas.
Este dia te como objetivo consciencializar o público e os meios de comunicação acerca da importância da rádio, alertar para a criação e acesso à informação, bem como melhorar a cooperação internacional entre os diferentes organismos de rádio-difusão.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Dois dedos de conversa, três dedos de leitura

Em jeito de comemoração do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, tiveram início as actividades de promoção da leitura com uma sessão em que participaram alunos das turmas 7.ºB, acompanhados pela professora Anabela Fonseca e 9.º D, acompanhados e orientados no trabalho pela professora Noémia Martins. Às turmas previstas juntaram-se ainda alunos da professora Manuela Mascarenhas e a turma 10.º G acompanhados pela professora Glória Fonseca. 
Numa sessão de 90 minutos, partilharam-se "Dois dedos de conversa, três de leitura" e ouviram-se textos a  muitas vozes, a vários ritmos, mas sempre com emoção e vontade.

A coragem e postura dos alunos do 9.º D, que "enfrentaram" uma plateia cheia de colegas e professores é um elemento a salientar e estão todos de parabéns pela atitude que demonstraram e pelos textos que escolheram.

Um momento alto da sessão foi a declamação de um poema escrito pelo aluno Paulo Marques que dedicou o seu texto à Mãe e partilhou connosco a importância que a mãe tem na vida dele. O poema que o Paulo escreveu é uma homenagem a todas as Mães e poderia ter sido escrito por qualquer um de nós!

Sandra Santos


domingo, 9 de outubro de 2011

Bem-haja, Professora Alexandrina Cavaleiro!

Bem-haja pela sua presença e disponibilidade
Bem-haja pelas suas palavras de incentivo
Bem-haja pela vontade de voltar à nossa escola
Bem-haja pelos "Dizeres e Saberes" que partilhou
Bem-haja...



 
Semana da Leitura | Março de 2011



Sandra Santos

Mia Couto vencedor do Prémio Eduardo Lourenço 2011


O escritor moçambicano Mia Couto é o vencedor da sétima edição do Prémio Eduardo Lourenço atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI). 

Instituído em 2004, o prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições, portuguesas ou espanholas, «com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica».

"Desta vez, segundo o presidente do júri, foi atribuído a Mia Couto, escritor que «alargou os horizontes da língua portuguesa e da cultura ibérica».

João Gabriel Silva disse à agência Lusa que a distinção foi entregue ao escritor Moçambicano «por unanimidade e aclamação», num conjunto de 15 concorrentes, pela importância que a sua obra representa «para o espaço ibérico».

O presidente do júri referiu que, pela primeira vez, o Prémio Eduardo Lourenço «sai da Ibéria, indo até ao Índico», dado que Mia Couto nasceu e vive em Moçambique."

Ver notícia em TSF

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Prémio Nobel da Literatura

A Academia Sueca distingue o escritor sueco Tomas Tranströmer com o Prémio Nobel da Literatura 2011.


Tomas Tranströmer

"Tomas Tranströmer escreve sobre a morte, a história, a memória e é conhecido pelas suas metáforas. É um poeta que tem uma produção pequena, "não é prolixo", disse no final do anúncio o secretário da Academia, o historiador Peter Englund, embora esteja traduzido em várias línguas. Em Portugal, Tranströmer tem poemas publicados em duas antologias, uma delas chama-se "Vinte e um poetas suecos" (Vega ,1987).

Tomas Tranströmer, 80 anos, psicólogo de formação, sofreu um AVC em 1990. Por isso perdeu as faculdades motoras e não consegue falar. Peter Englund disse à televisão sueca que falou com o laureado e ele se mostrou surpreendido pelo prémio. "Ele estava a escutar música", acrescentou o secretário da Academia. O Prémio Nobel da Literatura 2011 vive numa ilha e depois de ter ficado doente publicou três obras.

Desde 1973 que Tomas Tranströmer, que é o poeta sueco mais traduzido no mundo e recebeu o Prémio Literário do Conselho Nórdico em 1990, era candidato ao Nobel. Há 40 anos que um autor sueco não recebia este prémio.

O poeta e tradutor Vasco Graça Moura disse hoje à agência Lusa que a poesia do autor sueco “tem uma grande força lírica e preocupação social” e considerou-o "um Prémio Nobel muito merecido”. “Ele é muito importante e é o maior poeta sueco vivo”, afirmou. Sobre a obra de Tranströmer, o escritor português sublinhou “a grande força de utilização das imagens, com uma faceta um pouco surrealista”. Vasco Graça Moura traduziu vários poemas de Tranströmer entre eles um sobre Lisboa, “Alfama”, que se encontra na obra “21 poetas suecos”."

Ler a notícia no jornal Público.


A ÁRVORE E A NUVEM

 
Uma árvore anda de aqui para ali sob a chuva,
com pressa, ante nós, derramando-se na cinza.
Leva um recado. Da chuva arranca vida
como um melro ante um jardim de fruta.
Quando a chuva cessa, detém-se a árvore.
Vislumbramo-la direita, quieta em noites claras,
à espera, como nós, do instante
em que flocos de neve floresçam no espaço.

 
(1962)


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

5 de Outubro | Implantação da República

Para além de outras, temos entre os livros existentes na nossa biblioteca histórias sobre a República! Vem conhecê-las!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mês internacional da Biblioteca Escolar



Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar e, de acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship - IASL, a Rede de Bibliotecas Escolares declara o dia 24 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema

"Biblioteca escolar. Saber. Um poder para a vida."

Sandra Santos