No dia nove de Dezembro, pelas 15:30, realizou-se na biblioteca da nossa escola uma actividade dinamizada pelos alunos do 12º ano de Inglês da turma B, a fim de se assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Depois de confrontados com uma proposta feita pela professora de Inglês, Fátima Amaral, e pela professora Bibliotecária, Sandra Santos, os alunos dedicaram algum tempo à selecção e preparação dos textos a apresentar. Na sessão estiveram presentes, além dos elementos dinamizadores, um elemento da Direcção da escola, duas turmas do 11.º ano (A e E), as professoras Linda Costa, Helena Ladeiro, Isabel Valente e dois Encarregados de Educação, que aceitaram o convite que lhes foi previamente endereçado. Os alunos começaram por realçar a importância de Martin Luther King, lendo partes de um dos seus discursos mais enigmáticos, bem como diferentes artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Às palavras de Luther King juntaram-se depois as palavras dos presentes, que deram continuidade a uma das expressões repetidas ao longo do discurso, registando o sonho que gostariam de ver cumprido: “I have a dream that all my dreams will come true”, “I have a dream that I will become an architect”, “I have a dream that we’ll get to live in a world free of injustice and fear”.
Uma das alunas, Carolina Cabaços, cantou e tocou uma das mais bonitas canções de John Lennon, “Imagine”. Depois deste momento, ainda houve tempo para uma repetição da canção, sendo a Carolina ajudada pelas pessoas presentes. Mais ou menos (des)afinadas, todas as vozes quiseram dizer o seu “não” às intolerâncias. Um “não” a todas as intolerâncias, por uma escola, uma comunidade, uma sociedade e um mundo mais justos.
Alunos do 12.º B
Artigo também publicado no Jornal Olhar