sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

À descoberta da Biblioteca Escolar | Bibliopaper

    Entre os dias 26 de Outubro e 9 de Novembro de 2010, na biblioteca da nossa escola, decorreu a actividade “À descoberta da Biblioteca Escolar”, organizada e orientada pela professora bibliotecária, Sandra Santos. A actividade foi planeada para todas as turmas de terceiro ciclo, tendo sido necessária a colaboração dos respectivos professores de Estudo Acompanhado, que disponibilizaram a sua aula, acompanharam os alunos e colaboraram na tarefa final, monitorizando o desempenho dos grupos. 
   À hora marcada, e de acordo com o calendário previamente estipulado entre os professores envolvidos, as turmas deslocaram-se à biblioteca a fim de participar nas actividades e resolver as tarefas propostas e, ao contrário da opinião “a biblioteca já foi descoberta e nós já sabemos tudo”, os alunos tiveram oportunidade de ficar a conhecer melhor um espaço por eles considerado como “agradável” e “muito útil”. Após uma breve sessão de apresentação em que foram abordados aspectos como a composição da equipa da biblioteca, o horário, os equipamentos e recursos disponíveis, as regras e os serviços oferecidos, os alunos participaram num bibliopaper, respondendo a um questionário de descoberta da biblioteca.     De acordo com a opinião manifestada, o bibliopaper foi a actividade preferida pela maior parte dos alunos, logo seguida da apresentação sobre os espaços e das curiosidades sobre o trabalho desenvolvido diariamente pelos elementos da equipa.
   Com este tipo de actividades pretende-se aproximar a biblioteca dos utilizadores, sejam alunos ou professores, e procura-se cativar mais aqueles alunos que não a frequentam de uma forma tão espontânea e assídua. Além disso, procede-se à articulação e a uma colaboração mais estreita entre a biblioteca e as áreas curriculares, facto que acreditamos poder trazer benefícios ao processo de ensino/aprendizagem. 

Professoras Susana Venâncio e Sandra Santos
Artigo a publicar também no jornal Olhar

Sem comentários:

Enviar um comentário