sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Dia Internacional dos Direitos Humanos | 10 -12 | Human Rights Day

   No dia nove de Dezembro, pelas 15:30, realizou-se na biblioteca da nossa escola uma actividade dinamizada pelos alunos do 12º ano de Inglês da turma B, a fim de se assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Depois de confrontados com uma proposta feita pela professora de Inglês, Fátima Amaral, e pela professora Bibliotecária, Sandra Santos, os alunos dedicaram algum tempo à selecção e preparação dos textos a apresentar. Na sessão estiveram presentes, além dos elementos dinamizadores, um elemento da Direcção da escola, duas turmas do 11.º ano (A e E), as professoras Linda Costa, Helena Ladeiro, Isabel Valente e dois Encarregados de Educação, que aceitaram o convite que lhes foi previamente endereçado. Os alunos começaram por realçar a importância de Martin Luther King, lendo partes de um dos seus discursos mais enigmáticos, bem como diferentes artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
   Às palavras de Luther King juntaram-se depois as palavras dos presentes, que deram continuidade a uma das expressões repetidas ao longo do discurso, registando o sonho que gostariam de ver cumprido: “I have a dream that all my dreams will come true”, “I have a dream that I will become an architect”, “I have a dream that we’ll get to live in a world free of injustice and fear”.
   Uma das alunas, Carolina Cabaços, cantou e tocou uma das mais bonitas canções de John Lennon, “Imagine”. Depois deste momento, ainda houve tempo para uma repetição da canção, sendo a Carolina ajudada pelas pessoas presentes. Mais ou menos (des)afinadas, todas as vozes quiseram dizer o seu “não” às intolerâncias. Um “não” a todas as intolerâncias, por uma escola, uma comunidade, uma sociedade e um mundo mais justos.

Alunos do 12.º B
Artigo também publicado no Jornal Olhar





2 comentários:

  1. A actividade proposta no Âmbito do Dia dos Direitos do Homem foi bastante produtiva. Por um lado, tivemos oportunidade de desenvolver mais competências a nível da língua inglesa e ficámos a saber mais sobre a história da evolução dos direitos que hoje achamos tão banais. Por outro lado, uma vez que tivemos oportunidade de expor o trabalho a outras turmas, penso que a actividade foi bastante positiva, no sentido de explorar o lado mais comunitário e comunicativo da palavra 'escola'.
    Penso que actividades como esta devem ser repetidas e que mais pessoas tenham oportunidade de participar.

    Andreia Crespo 12ºB

    ResponderEliminar
  2. Na minha opiniãom a actividade realizada no dia 9 de Dezembro, dia dos Direitos Humanos, na biblioteca no âmbito da disciplina de Inglês, correu muito bem.
    Houve bastante silêncio e interesse por parte das turmas assistentes, e bastante inspiração, concentração e coragem por parte da turma participante.
    Por ourto lado, achei uma pena que não estiverem lá mais pessoas de fora(do âmbito da disciplina de Inglês). Um aspecto menos positivo foi não haver conhecimento geral da actividade proposta.

    Deirdre Meursing 12ºB

    ResponderEliminar