domingo, 1 de maio de 2011

Concurso Nacional de Leitura | 2.ª Fase

A 2.ª Fase do Concurso Nacional de Leitura decorreu no passado sábado, dia 29 de Abril, na Biblioteca Municipal da Guarda. Numa manhã chuvosa que convidava a dormir um pouco mais, eu os três concorrentes da nossa Escola fomos pontuais e, pelas 8:50, encontrámo-nos na BMEL, onde tivémos oportunidade de trocar as últimas impressões sobre as obras a concurso. Inicialmente um pouco nervosos, rapidamente o Nuno e o Rafael, do 9.º D, e a Inês, do 8.º F, quebraram o (pouco) gelo e desafiaram a memória a perguntar este ou aquele pormenor sobre A Casa das Bengalas e Meu Pé de Laranja Lima.

Depois da Prova Escrita, realizada no período da manhã, foi tempo de assistir ao concerto de apresentação do Metafórico, também aluno na nossa Escola, e conhecer um pouco do beat que o Tiago e os amigos quiseram divulgar. O almoço aconteceu a seguir e deu para retemperar forças para a Prova Oral realizada durante a tarde.

No caso dos nossos participantes, a força conseguida pelo almoço foi necessária apenas para assistir à Prova Oral dos colegas porque não constavam da lista de seis concorrentes apurados para esta fase da prova. A Inês, o Nuno e o Rafael obtiveram uma boa pontuação, mas os seis colegas seleccionados conseguiram melhor. "Por um ponto se ganha e por um ponto se perde", dizia a Inês quando assistíamos às provas da tarde. Sim, porque não passámos à final, mas ficámos até ao fim para ver o tipo de prova e a prestação dos colegas!

Embora não tenhamos conseguido a Final, o dia pautou-se pela boa disposição, camaradagem e vivência de uma experiência nova e o objectivo principal foi conseguido: marcar presença, participar e mostrar que os nossos alunos estão atentos a este tipo de iniciativas, que estão abertos e despertos a participar em novas experiências e tirar delas o melhor proveito possível.

À semelhança do que aconteceu o ano passado, em Gouveia, o dia foi vivido em ambiente descontraído e passámos um sábado diferente do habitual e os participantes tiveram oportunidade de se conhecer melhor e num ambiente diferente da Escola. Eu gostei muito de ter acompanhado os alunos e estou certa que eles também gostaram de ter participado e se divertiram muito.

Aproveito para dar os Parabéns ao Nuno, ao Rafael e à Inês pela sua prestação das duas fases do CNL (Fase de Escola e Fase Distrital) e para lhes desejar bons tempos passados na companhia de "um amigo que fala", na certeza que, assim, eles irão crescer mais, aprender mais e ser melhores. Melhores alunos. E melhores pessoas!

Sandra Santos




Os três concorrentes: Nuno, Inês e Rafael



O Rafael ainda achava que tinha vencido a prova! =)



A boa disposição esteve sempre presente!




A Equipa da Escola Secundária da Sé



Na sala onde decorreram as provas e o concerto. O Nuno e o Rafael já tinham saído, por isso não ficaram na foto! 

Sem comentários:

Enviar um comentário