sábado, 9 de abril de 2011

Dia Mundial da Poesia - 21 de Março

Todos sabem, ou os leitores mais atentos sabem, que no dia 21de Março se comemora o Dia Mundial da Poesia. Como não podia deixar de ser, a nossa Biblioteca levou a cabo actividades de comemoração deste dia e, para além dos habituais frequentadores do nosso espaço, recebemos na Escola convidados que quiseram juntar-se a nós em mais um dia cheio de animação.

Durante a manhã, e perante alunos de turmas de 7.º Ano, a Professora Rosa Veiga a todos deliciou com a declamação de um número diversificado de poemas. Colaboradora assídua nas nossas actividades, a Rosinha (como nós, carinhosamente, a tratamos) declamou João de Deus, Sebastião da Gama, entre outros nomes da nossa Literatura e, num percurso pelo tempo, relembrou a importância da Poesia na formação dos nossos jovens.





A partir das 15:00, foi a vez de Professores e Alunos declamarem poemas, desta feita em jeito de homenagem à Professora Isabel Duarte, familiar de uma professora e alunos da nossa escola. A simplicidade dos poemas traduz a simplicidade da autora e, ao mesmo tempo, a força da autora sente-se na força das palavras que escreve e na forma como expressa a sua vida (atrever-me-ia a escrever "a nossa vida", pois cada um de nós pode rever-se nas suas palavras); e na sua atitude disponível e aberta ao contacto com todos os presentes.

E assim se fez Poesia. E assim se fez Escola!






Sem comentários:

Enviar um comentário